quarta-feira, 15 de junho de 2011

Nasa disponibiliza informações sobre missões à Lua

No site do projeto é possível analisar dados sobre temperatura, iluminação e as imagens mais recentes da Lua

A agência espacial americana criou uma nova ferramenta interativa que incorpora observações das missões lunares do passado com as do presente, criando um dos sites de pesquisa mais abrangente da Lua até agora.

O projeto de mapeamento lunar da Nasa criou uma ferramenta online que permite que qualquer pessoa com acesso à internet possa pesquisar e ver um grande número de imagens da Lua. Os dados e as ferramentas disponíveis no site permitem  acompanhar, por exemplo, como foi feito o planejamento das missões.

É possível analisar dados sobre a Lua, incluindo as imagens mais recentes da superfície lunar, e dados sobre temperatura, iluminação coletados pela sonda de reconhecimento lunar (LRO, da sigla em inglês).
A sonda, lançada em 2009, está captando informações a cerca de 50 quilômetros acima da superfície lunar. O LRO oferece mais infornações sobre o satélite da Terra do que todas as missões anteriores. O projeto também vai incluir dados obtidos em missões mais antigas como a Apollo, Lunar Orbiter, Lunar Prospector, Clementine, Kaguya (Japão) e Chandrayaan-1 (Índia).

"Ao disponibilizar estes dados ao público em geral, a Nasa pretende fornecer aos engenheiros, cientistas, educadores e estudantes um novo recurso que permitam visualizar e analisar uma infinidade de imagens lunares, não disponíveis anteriormente para um grupo tão diverso”, disse Raymond French, integrante do projeto.


 

 

Cinzas do Vulcão Puyehue no Chile







segunda-feira, 6 de junho de 2011

Clássicos de duas rodas ressuscitados

Moto Vincent Black Shadow volta a ser produzida em regime de       hiperexclusividade: apenas uma unidade por ano

A qualidade de fabricação é espetacular, com peças de alumínio e detalhes em bronze

Aos 27 anos, o americano Ian Barry resolveu mudar de vida. Largou uma carreira no Vale do Silício e foi atrás do seu sonho: fabricar motos. Disso nasceu a Falcon Motorcycles, empresa que tem apenas cinco funcionários, mas uma grande missão: ressuscitar motocicletas clássicas dos anos 1950 e 1960. O mais impressionante é que a Falcon fabrica apenas uma moto por ano, numa produção que consome mais de 2 mil horas de trabalho.

 Recriação da Vincent Black Shadow, moto clássica que foi lançada em 1949 na Inglaterra

O novo modelo da empresa se chama Black, e é baseado na Vincent Black Shadow, moto que foi lançada em 1949 na Inglaterra e por duas décadas esteve entre as mais rápidas do mundo. Seu motor é original, completamente restaurado, e produz 75 cavalos de potência. Todos os demais componentes foram refeitos artesanalmente – em alguns casos, com alterações e melhorias em relação ao projeto original. O resultado é visualmente espetacular.

A Black é a terceira criação da Falcon Motorcycles, que nos últimos dois anos refez duas motos da marca inglesa Triumph. Infelizmente, ela já está vendida (por um valor que a empresa não revela). Mas Ian adianta seu próximo projeto: será uma moto baseada na Thruston, modelo de 1967 produzido pela marca inglesa Veloce.


 

 

Lamborghini gallardo Illustrator Vetor

                  Ilustração feita no programa Illustrator por esta pessoa que vos fala